Resultado de imagem para covid 19

Coronavirus — Saiba mais sobre...

  • O que é este vírus?
Covid-19 na verdade não é o nome oficial do vírus mas da doença que este causa, (COronavirus Disease — 2019). O vírus que a causa, SARS-CoV-2, surgiu em meados de Dezembro de 2019, na província de Wuhan, na China.
Este vírus, da família dos coronavírus, recebe o nome devido ao seu aspecto exterior do envelope viral, que se assemelha a uma coroa (corona). São uma família de vírus que desenvolver uma imunidade a eles é uma tarefa difícil, dado que mudam muito e são bastante contagiosos entre humanos. É devido a esta elevada taxa de mutações que o desenvolvimento de vacinas e tratamentos é um processo complicado e demorado. Tempo que neste momento não se sabe quantas pessoas estão infectadas no mundo. Mas o que podemos fazer?
A melhor atitude que podemos ter enquanto estes tratamentos não são descobertos é prevenir a infecção por este vírus e atrasar a sua progressão. Quanto menos pessoas ficarem infectadas por dia, mais fácil será aos serviços de saúde lidarem com o fluxo de pessoas e mais gente terá acesso ao apoio médico que necessitam para lidar com o vírus.
Vamos assim compreender como se caracteriza a Covid-19, que sintomas são os mais comuns e que comportamentos ter para prevenir o contágio e, se formos contagiados, prevenir que a doença se espalhe.
  • Que sintomas podem aparecer Covid-19?
A doença provocada por coronavírus 2019 (Covid-19) para uma larga percentagem da população vai apresentar-se com sintomas semelhantes a uma gripe. Febre Alta, Tosse Seca, Dificuldades Respiratórias e Dores de Cabeça são os sintomas mais comuns, que podem e devem ser curados em casa, em isolamento. É uma doença de incubação lenta que pode ir até 14 dias para aparecerem os primeiros sintomas.
No entanto, para uma pequena percentagem da população, principalmente idosos e grupos de risco (doentes crónicos, principalmente respiratórios e imunodeprimidos) pode sofrer um agravar deste estado para uma pneumonia grave que lhes pode causar a morte. É para proteger essa população que devemos ter cuidado e atenção durante este tempo de quarentena. Sem tratamentos directos sobre este vírus devemos tentar evitar que este seja transmitido.
Sem contactos directos entre pessoas a doença não é transmitida, é por esta razão que o país se encontra em quarentena.
Neste período quarentena, #ficaemcasa!

Comentários