3 segredos da contaminação por óleo em uma sonda Lambda 1 solução.

3 Segredos da contaminação por óleo em uma sonda Lambda 1 solução.

Danos aos sensores causados ​​por contaminação de hidrocarbonetos detectados. NGK analisa as razões técnicas e explica como evitar esses danos.

Falha : óleo danificado em uma sonda Lambda

O especialista em sensor e ignição NGK detecta danos ao sensor devido à contaminação por hidrocarbonetos. Esses danos foram causados ​​por fatores externos.

Por esta razão, do fabricante japonês eles analisam os motivos técnicos e explicam como evitar esses danos.

1 - Como o óleo entra no sensor?

Componentes do motor com vazamento são conectados ao mesmo chicote de fiação que a sonda Lambda (por exemplo, sensores de pressão de óleo). Assim, o óleo sob pressão entra no cabo. Este é um fio trançado, que consiste em fios trançados muito pequenos.

O chamado efeito capilar descreve a característica dos cabos torcidos para sugar óleo. Este efeito é conhecido por um pavio em uma lamparina ou vela. O que faz com que o óleo seja sugado pelo cabo.

O óleo se move ao longo do cabo até chegar ao conector na unidade de controle do motor. Ele se dispersa entre outros cabos, chegando ao cabo / s sensor / s Lambda. Que passa ao longo do cabo e pelo conector do sensor, chegando finalmente ao sensor.

2 - Por que a sonda Lambda é destruída pelo óleo?

A sonda Lambda compara a quantidade de oxigênio no gás de exaustão com a quantidade de oxigênio no ar ambiente (chamado de ar de referência). Esse ar de referência está dentro do sensor, vindo pelas aberturas ocultas.

Se o óleo entrar no sensor através dos cabos de conexão, ele entra na zona de ar de referência. Devido ao fato do sensor ficar muito quente com o motor funcionando, o óleo evapora. O gás da evaporação contém menos oxigênio do que o ar de referência.

Isso produz um efeito que faz com que a tensão do sinal caia devido ao aumento da penetração de óleo. Após um curto período de tempo, a tensão do sinal cai para zero e o sensor é destruído.

3- Como detectar se a sonda Lambda foi destruída pelo óleo?

Isso pode ser realizado por meio de uma inspeção visual completa do interior do conector do sensor. Embora o conector possa parecer completamente seco a olho nu, uma inspeção visual cuidadosa (uma lupa pode ajudar) geralmente mostra pequenas marcas nos conectores elétricos. Um método diferente é usar papel absorvente: toque o interior com este papel. A menor marca de óleo é um sinal de poluição .

4 - O que fazer se for detectado óleo dentro do conector?

Apenas mudar a sonda Lambda não é suficiente. O vazamento de óleo deve ser detectado e selado. Além disso, após um curto período de tempo, o óleo deve ser sugado por entre os fios do novo sensor, eliminando-o.

As possíveis causas de vazamentos de óleo podem ser: vazamentos no sensor de pressão de óleo, vedação do eixo de comando, tampa do balancim.

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