4 Dúvidas Desfeitas De Como Carregar O Meu Carro Elétrico Em Casa?

4 Dúvidas Desfeitasacerca De Como Carregar O Meu Carro Elétrico Em Casa?

veiculo elétrico carregado em casa


1 - Se é possível carregar o veículo elétrico diretamente numa tomada convencional, qual a vantagem de instalar um carregador na minha casa?

As tomadas convencionais não são aconselhadas para carregamento de veículos elétricos por não estarem preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas, além de que carregam em média a 10 Amperes o que levará a um tempo de carregamento de cerca de 6 a 8 horas para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia.

Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança deve investir num posto de carregamento doméstico, de fácil instalação.

2 - Tenho que fazer alterações à minha instalação elétrica para instalar um posto de carregamento?

De um modo geral, para instalar um posto de carregamento na sua habitação, será necessário a instalação dos respetivos equipamentos de proteção no seu quadro elétrico e a passagem de cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador, podendo não ser necessário alterações às condições da sua atual instalação elétrica.

Contudo, antes de ser instalado um carregador deve ser feita uma avaliação ao local para verificar a viabilidade técnica e a adequação da sua instalação elétrica.

A potência disponível do local onde pretende instalar o carregador deve ser superior à escolha da potência do carregador, por forma a garantir que consegue manter o habitual consumo doméstico durante o carregamento do seu veículo elétrico.

Em certas situações, poderá ser necessário alterar a atual instalação elétrica (como alteração do quadro elétrico, cabos ou disjuntor) ou até ter de realizar um pedido de aumento de potência por forma a poder usufruir de uma potência de carregamento superior e garantir simultaneamente as necessidades de consumo da habitação.


A carregar: 6652235 de 6652235 byte(s) carregado(s).



3 - Posso utilizar qualquer posto de carregamento no meu veículo elétrico?

Existem vários modelos disponíveis no mercado, existindo soluções carregamento doméstico desde 3,7 kW até 22 kW.

Analise as opções disponíveis tendo em conta a instalação elétrica de sua casa ou do seu condomínio, os diferentes tipos de conectores necessários e a comodidade de utilização (por exemplo: se pretende gestão de acessos, monitorização de consumos e ligação com smartphone). E lembre-se que a potência máxima de carregamento está sempre limitada à potência do carregador interno do carro, também frequentemente mencionado como OBC (on-board charger).

Para carregar o seu carro em casa precisa:

  • Ponto de carregamento instalado e tenha acesso ao mesmo, devendo o mesmo estar adaptado ao modo de carregamento do seu veículo elétrico;
  • Cabo de carregamento compatível com modo de carregamento do veículo elétrico, com o tipo de conector do veículo elétrico e com o tipo de carregador.

4 - Qual a melhor hora para carregar o meu veículo elétrico?

Para beneficiar de uma melhor hora para carregar o seu veículo elétrico, deverá verificar no seu tarifário de eletricidade se contém opção horária bi-horária ou tri-horária, e nesse caso deve optar por carregar o veículo durante a noite confirmando quais as horas vazio mais vantajosas, já que o carregamento do veículo vai ser incluído na fatura de eletricidade, segundo as condições contratualizadas com o comercializador.

 


Comentários